Persona: 4 etapas para conquistá-la Mentoria de Conteúdo

Recebi um texto a poucos dias para revisão. E achei que ele tinha passado pelas etapas necessárias, para, apenas, fazer a revisão final dos erros gramaticais. Mas, qual foi minha surpresa, quando ao ler sua linguagem era de uma tese de doutorado com estilo literário. Nesta Mentoria de Conteúdo você vai aprender a conhecer as 4 Etapas para conquistar sua Persona.

O documento era um Ebook de apresentação de uma proposta para universidades e escolas frente a um concurso. E, já de início, entendi que precisava de adequações.

Aprenda a escrever textos para sua Persona

chico Xavier

Ao avançar compreendi que era preciso mudar a linguagem, para torná-lo uma apresentação dirigidas às Universidades e Escolas.

Ao reescrevê-lo, senti a necessidade de mostrar as ações como sugestões para uma equipe receber consultorias (sua maior expertise) para conquistar os candidatos que gostariam de ter em seu quadro de funcionários. O saber que você tem hoje, pode se tornar uma consultoria no meio em que vivemos, mas, você terá que adequar sua linguagem à uma proposta.

Assim o texto foi reescrito em função do propósito a que ele se destinava.

Ganhou com isso, uma cara mais comercial, uma linguagem dirigida ao público alvo e uma apresentação com passos a seguir.

Como escrever um ebook para sua Persona 

quem voce conversaria sentado num banco

Num Ebook, você mostra seu produto, onde o tema deve ser dirigido à sua Persona, com as etapas necessárias para adquiri-lo. O texto precisa estar claro, transparente com uma linguagem fácil, acessível a qualquer pessoa. Ajudei a todos os escritores do Ebook Atitudes Simples Resultados Extraordinários a organizarem seu conhecimento para mostrá-los nos 64 artigos do livro.

A Persona é seu personagem comprador, a quem você destina seu propósito. É diferente do conceito de Persona em Psicologia. Ela é um personagem com quem você tem que interagir para conquistar sua confiança, seu valor e sua atenção.

4 Etapas para conquistar sua Persona:

Sua Persona vai passar por 4 etapas antes de comprar seu produto.

Na primeira, ela precisa conhecer sobre o produto. Ninguém compra o que for desconhecido. Nessa, você tem que se fazer conhecer pelas características de seu produto.

Na segunda etapa, você coloca sua atenção em função de uma necessidade. Nela é preciso saber quais as necessidades de sua Persona. Nelas, você tem que perguntar e esclarecer dúvidas.

Numa terceira etapa vem a decisão. Comprar é um ato. Antes de alcançá-lo você toma uma ação de procura, de pesquisa, para encontrar o que precisa. Nessa etapa é preciso mostrar todas as opções que a Persona tem para te encontrar. Como descobrir seu produto, onde encontrar, de que maneiras ele pode chegar até você.

E só ao final desse processo é que o botão de compra funciona.

A linguagem e o botão de compra 

lia tema

Traduzindo, a cada etapa é uma linguagem. E para cada uma delas, tem uma ação específica. Se você quer vender um produto precisa saber para qual etapa sua apresentação está se dirigindo. Isto serve para o post, para o Ebook, para apresentação. Mas, terá que passar por todas elas, para criar uma lista de possíveis interessados em seu produto. Isso é Marketing de conteúdo. A cada etapa se cria um tipo de estratégia.

É complicado para as pessoas saberem qual o tipo de linguagem usar no simples Ebook, porque aprendemos a falar sem pensar em propósitos. E para chegar ao alvo final, você tem que ir se relacionando com as etapas intermediárias, aprendendo, conhecendo e conquistando seu público.

Mentoria de Conteúdo

foto lia

O trabalho que realizo como Mentoria é exatamente o de aprender a linguagem de sua Persona e direcionar seu conteúdo a estas etapas. Nessa hora vender é uma condição posterior que fica fácil quando você já estudou bem sua Persona e tem um texto direcionado à suas dores e gatilhos que façam ela prestar atenção em seu produto.

Nessa Mentoria de Conteúdo você ganha a expertise de olhar seu produto nas mãos de pessoas engajadas com sua proposta, sua marca, seu nome. E em cada texto criado, você sabe o que está querendo dizer à sua Persona para que ela conheça você, seu produto, sua marca.

Seus textos serão engajados com sua marca e Persona, traduzindo o que você tem de melhor para oferecer aos clientes. O olhar para o mundo, conhecimento, experiências e principalmente sua emoção.

 

Anúncios