Publicado em Sem categoria

Trilha da Saudade/Maria José Rutanen

Minha jangada/de Dorival Caymy com Monica Salmaso

As ruas amanheceram enfeitadas de palmeiras e bandeirolas, pois era festa do Padroeiro da Vila de Pescadores, São Francisco de Assis. Essa festa era comemorada com leilões, queima de fogos, comidas típicas, como na festa do dia de Santa Cruz. Nossa casa ficava cheia de visitas, e a Vila de Pescadores, com muitos turistas vindos de Esplanada, Entre Rios, Salvador e Feira de Santana.

 

Maria josé

Maria josé

         Havia alvorada de fogos às cinco da manhã, missa de abertura às seis, missa festiva às oito e, ás 10hs, casamentos e batizados. As pessoas que vinham de fora faziam até apostas para saber quem era quem,eu e a minha irmã, únicas gêmeas da cidade. Depois, almoço especial nas casas das famílias.

Numa dessas festas, á tarde, antes da procissão, minha irmã, junto com nossas amigas, convidou-me para irmos  até a pequena pracinha ver os ônibus que tinham chegado da cidade de Alagoinhas. Com eles, vieram muitos estudantes jovens.

Quando nos aproximamos, vi um rapaz que aparentava dezesseis ou dezessete anos. Foi amor á primeira vista. Comecei a tremer porque não tinha tido namorado antes. Ele me convidou para darmos uma volta na praia e ai tive o primeiro beijo de minha vida.

A partir de então, passamos a nos corresponder. A cada semana recebia uma carta dele, cartas que eram verdadeiros poemas, até que, três meses depois, recebi uma carta do seu irmão dando a terrível noticia de sua morte. Ele havia morrido afogado na piscina do clube. Foi um grande choque para mim, pois, apesar de termos nos encontrado apenas uma vez, estava apaixonada. Era o meu primeiro amor. Os dias foram passando e eu me consolava relendo suas cartas.

Extraído do livro Trilha da Saudade de MARIA JOSÉ SILVA SANTOS RUTANEN. Baiana, escritora, mora atualmente em POMARKKU,  na Finlândia.

 mjrutanem@hotmail.com

Trail of Missing  

The streets dawned decorated with palm trees and flags, because  it was the feast of the patron Fisherman”s Village, St. Francisco of Assis. This feast was celebrated with auctions,fireworks, typical foods, such as the feast day of santa Cruz. Our house was full of visitors, and Fisherman”s Village, with many tourists from Esplanada, entre Rios, Salvador and Feira de Santana.

 There were fireworks at the dawn of five in the morning, the opening Mass at six, festive Mass at eight and at 10am, weddings and baptisms. people who came from outside were to bet to see who was who, I and my sister, only twin in the city. later on, especial lunches in the homes of families. 

In one of these parties, the evening before the procession, my sister, along with our friends, invited me to go to small square the buses that had arrived from the city  of Alagoinhas. With them came young students. 

As we approached, i saw a boy who looked about sixteen or seventeen. It was love at first sight. I started shaking because I had not a boyfriend before. He invited me to give a walk on the beach and then, I had  the first kiss of my life.

Since then, we came to the match. Each week received a letter from him, letters that were true poems, until three months later, I received  a letter from his brother by the terrible news of his death. he had drowned in the swimming pool of the club. It was a great chock to me because,although  we found only once, was in love. It was my first love.The days passed and I consoled myself re-reading his letters. 

Extracted from the Trail of Missing. Maria José Silva Santos Rutanen, writer, currently lives in Pomarrku, Finland.   
mjrutanen@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

Autor:

Lia Helena Giannechini Nasceu na cidade de São Paulo, Brasil. Viveu sua primeira infância no Bairro de Santana, residindo em Santos em sua adolescência, onde estudou no Colégio São José, compondo as primeiras poesias, com a influência de J. G. de Araujo Jorge, nos anos 60. A formação humanista, leva a escolha da profissão de psicóloga. Mora atualmente em Piracicaba, realizando um trabalho como Coaching Social e empresarial, donde nasce a experiência para o livro atual. É autora de um livro de contos, Doido, Eu? Editora clube dos autores, 2012, sobre mendigos e andarilhos, diversos artigos sobre psicologia e o Blog www.alemdooceano.wordpress.com, com todas as poesias e artigosque escreveu. Co-autora do livro Poesias Contemporâneas da Editora Matarazzo,de junho de 2016, com duas poesias inscritas. Sua primeira incursão no mundo das poesias. https://www.skoob.com.br/poesias-contemporaneas-ii-605894ed605932.html Foi convidada por Sylvio Rey Reboledoa ministrar os cursos de introdução ao psicodrama, para lideres comunitários em Cali, Colômbia, pela Casa de Justicia de AguaBlanca, onde recebeu o título de cidadã benemérita em Ginebra, Vale delCauca, pelos serviços prestados à comunidade, que a recebeu de braços abertos em 2010. Já ministrou diversos cursos próprios, como Mitologia Pessoal e a Roda do Zodíaco, Além da Extensão da Mente: Oficina de Criatividade, Mitologia Pessoal – oficina de desenvolvimento humano. Oficina de Coordenação e Desenvolvimento de Grupos, Oficina de Criatividade. Trabalhou como consultora de treinamentos, em empresas como Gerdau e Engebrás. É autora de diversos artigos para o Jornal de Piracicaba de 1985 a 1987. Seu trabalho atual como Coaching prepara o jovem adulto para empreender e transformar seu conhecimento em um negócio próprio, além de desenvolver fases para consolidar as carreiras de jovens profissionais. Seu trabalho com escritora desenvolve projetos com equipes da comunidade. Atualmente faz parte do clube caiubi de compositores, onde alguns parceiros musicam suas poesias, transformando a experiência de letrista, em um processo novo e criativo. Atualmente faz parte do clube caiubi de compositores, onde alguns parceiros musicam suas poesias, transformando a experiência de letrista, em um processo novo e criativo.

21 comentários em “Trilha da Saudade/Maria José Rutanen

  1. sem sombra de duvidas que me agradou totalmente a escrita da MARIA JOSÉ pois já sabia da existencia do livro TRILHA DA SAUDADE pq me tinha sido comunicado pela Autoro aquando do lançamento do livro … fiquei imensamente satisfeito e daqui envio a minha saudação muito Amiga para a Maria josé l, pela liunda obra …. um beijo

    Curtir

  2. olá boa tarde . pois já ouvi falar do seu livro , e teria muito prazer de o ler , e pelo ke me disseram é um livro a recomendar aos amigos e não só . desejo muitas felicidades para si e para o seu livro , e espero ke o possa ler dentro em breve. um beijo de admiração por você

    Curtir

  3. É muito importante para mim,deixar aqui nesse blog a minha opiniäo quanto ao Livro Trilha da Saudade,da minha querida amiga Maria José Rutanen,o qual já tive a oportunidade de ler.
    Um livro de um enorme aprendizado de vida! Nele encontramos várias situacöes que as vezes nos identificamos ,precisando apenas trocar os personagens nele contido por nós mesmos ou por alguém que conhecemos e ai estamos na história.
    Parabéns Maria José pelas informacöes contidas sobre a Finlândia.Estou morando há quase dois anos neste País e só tenho que confirmar tudo o que você descreve a respeito do mesmo. O sistema social aqui é muito bom!Como seria maravilhoso se o Brasil conseguisse pelo menos imitar um pouquinho,já mudaria alguma coisa.
    Resumindo meu comentário,gostaria de incentivar as pessoas a lerem este livro ,pois além de terem a oportunidade de conhecer um pouco mais do mundo em termos geográficos,também ficaräo conhecendo o trajeto da vida ,realmente vivida,pela escritora do mesmo.
    Também ,deixo aqui os parabéns ao blog ALEMDOOCEANO,por ter dado este espaco a escritora do TRILHA DA SAUDADE.
    Beijinhos.
    Socorro Grobmann.

    Curtir

  4. com este aperitivo (inicio da leitura deste livro)fiquei com muita curisidade em ler todo ele.
    vou procurar adquiri-lo seja como for.
    estou impaciente por comecar a ler seu conteudo.
    decerto serao bons momentos passados enquanto durar sua leitura.
    espero que seja em breve a sua aquisicao.
    a sua autora os meus parabens por uma obra que se apresenta muito bem.
    creio que me vai despertar o interesse do principio ate ao fim.
    sei que nao sou grande leitor.
    mas esta obra despertou em mim a vontade de ler algo com muito
    interesse.
    acredito que nao irei ficar desiludido com este artigo.
    por isso aguardo por ele.
    sera minha companhia enquanto nao acabar de o ler.
    a sua autora o meu agradecimento.

    Curtir

  5. I can say the history was very interesting and promote so many things.Very interesting passionate and facinating.I have to congratulate the writter Maria jose who did a fantasic job.She need to be a very powerful writter.I can say it amasing job that the writer maria jose is providing now.I wish to read more book in the future.Congratulation. and al the best.
    Mevin

    Curtir

  6. Ola Maria Jose,

    Parabens pelo blog do livro. PERFEITO!

    Se puder ligue, preciso lhe falar, mas seu numero nao atende. O numero de Maria Antonia esta disponivel.

    VERONICA – SALVADOR

    Curtir

      1. olá, bom dia
        a Livraria Escariz gostaria de entrar em contato com a autora do livro, nosso contato 79-4009-5757 Rita.

        aguardo

        Curtir

  7. i think the writer is very much alone and he is searching love.the book is very very beautiful addition of knowledge about the finnish social system.i praise you maria for writing the historical piece.

    Curtir

Deixe um comentário

