Publicado em Sem categoria

Na Passarela Mulheres na Melhor Idade

Este é um trabalho realizado com mulheres de mais de 60 anos,  para aumentar a auto-estima e a inserção no mercado de trabalho, de uma nova maneira.

 

NA PASSARELA, MULHERES NA MELHOR IDADE

OFICINA DE AUTO-ESTIMA E PROFISSIONALIZAÇÃO

PIRACICABA, JULHO, NO INSTITUTO IRENI SCHERMA, Á RUA SAMUEL NEVES, 290 TELEFONE (19) 3433 7723

A QUEM SE DESTINA

Ás mulheres que queiram desenvolver seu potencial como profissionais

O QUE FAZEMOS

Promovemos um crescimento pessoal através da reprogramação das nossas forças internas e da nossa auto-estima, atuando com mais espontaneidade na vida profissional.

Desenvolvemos uma nova programação corporal, deixando espaço para uma sensibilidade, e sensualidade virem à tona e se tornarem profissionais dentro de um papel na sociedade.

AÇÕES:

EVENTO passarela com todos os trabalhos desenvolvidos na programação dos cursos

SITE mostrando e divulgando todos os trabalhos das novas mulheres

SCRAPBOOK contando as histórias através de fotos e de desempenho profissionais

VÍDEO mostrando o trabalho para os interessados

INÍCIO DO CURSO: 05/9/2009

INVESTIMENTO: R$ 200,00 POR TRES MESES

 

RELATO DA AULA ABERTA E TEORIA  

A Aula aberta, realizada em 18.07.2009, em Piracicaba, no Centro Ireni Scherma, foi muito interessante.

O resultado destas mulheres de 50 anos a 70 anos, foi muito emocionante.
A aula foi a explicação do curso, e depois uma breve demonstração. Eram 4 participantes. Fizemos a primeira parte de expressão corporal, desenvolvendo um trabalho de consciência de articulações e de movimentos de alongamentos. Muitas se sentiam cansadas nos primeiros movimentos. O que me chamou atenção, para a depressão em que vivem. Isto deu-me  uma medida de quando se envelhece, não se percebe as limitações do corpo. As mais novas, estavam muito aquém da capacidade física das mais velhas.
A segunda parte eu fiz um exercício de Psicodrama interno, ou imaginação ativa. Este tipo de trabalho que eu faço, às vezes vem do Psicodrama de José Fonseca, às vezes vem da imaginação ativa do Jung, porque cria imagens e se relaciona com elas, não troca de papel, como o Dr. Fonseca.
Mas o exercício era imaginarem um bercinho, contendo as forças que elas deixaram pra traz, ao longo da vida. Cada força se transforma num brinquedo, para poder voltar no bercinho e brincar, quando elas necessitarem. Depois desta imaginação, elas escreveram num papel os brinquedos, e depois colocaram numa caixinha.
O resultado foi muito interessante. Algumas colocaram a música, uma caixinha de música para embalar. Outras um violão, outras um pedaços das plumas da tampa da caixinha (tinha uma máscara( de teatro) com uma pluma na tampa da caixa) para poder levar a vida com leveza.
O resultado final foi cada uma ter uma emoção ao olhar a caixinha que produziu, e perceber que podia ter um aliado para suas mudanças.O que quer se tornar agora, nesta etapa de vida.
O sentimento de todas é de desvalorização como mulher, de perda da capacidade física, e de impotência diante da perda de entes queridos. Algumas esboçam uma reação, fazendo exercícios físicos, e outras com total abandono, do corpo e da capacidade criativa.
Quando se perceberam com a capacidade de sonhar veio a emoção. E algumas a reflexão. “Hoje já não dá mais para atravessar o oceano em grandes viagens, mas dá para mergulhar num conhecimento de mim, dando novo sentido a minha vida atual” (esta é uma agente de saúde. com mais de 65 anos e alguns problemas de saúde) Resultado pra mim, animador!!!
O eu que se descobre em outra etapa, e tem que fazer a descoberta de si próprio numa nova etapa, com limitações e desafios próprios, diz-me que este trabalho pode contribuir sim para uma teorização deste fenômeno do EU.

Anúncios

Autor:

Lia Helena Giannechini Nasceu na cidade de São Paulo, Brasil. Viveu sua primeira infância no Bairro de Santana, residindo em Santos em sua adolescência, onde estudou no Colégio São José, compondo as primeiras poesias, com a influência de J. G. de Araujo Jorge, nos anos 60. A formação humanista, leva a escolha da profissão de psicóloga. Mora atualmente em Piracicaba, realizando um trabalho como Coaching Social e empresarial, donde nasce a experiência para o livro atual. É autora de um livro de contos, Doido, Eu? Editora clube dos autores, 2012, sobre mendigos e andarilhos, diversos artigos sobre psicologia e o Blog www.alemdooceano.wordpress.com, com todas as poesias e artigosque escreveu. Co-autora do livro Poesias Contemporâneas da Editora Matarazzo,de junho de 2016, com duas poesias inscritas. Sua primeira incursão no mundo das poesias. https://www.skoob.com.br/poesias-contemporaneas-ii-605894ed605932.html Foi convidada por Sylvio Rey Reboledoa ministrar os cursos de introdução ao psicodrama, para lideres comunitários em Cali, Colômbia, pela Casa de Justicia de AguaBlanca, onde recebeu o título de cidadã benemérita em Ginebra, Vale delCauca, pelos serviços prestados à comunidade, que a recebeu de braços abertos em 2010. Já ministrou diversos cursos próprios, como Mitologia Pessoal e a Roda do Zodíaco, Além da Extensão da Mente: Oficina de Criatividade, Mitologia Pessoal – oficina de desenvolvimento humano. Oficina de Coordenação e Desenvolvimento de Grupos, Oficina de Criatividade. Trabalhou como consultora de treinamentos, em empresas como Gerdau e Engebrás. É autora de diversos artigos para o Jornal de Piracicaba de 1985 a 1987. Seu trabalho atual como Coaching prepara o jovem adulto para empreender e transformar seu conhecimento em um negócio próprio, além de desenvolver fases para consolidar as carreiras de jovens profissionais. Seu trabalho com escritora desenvolve projetos com equipes da comunidade. Atualmente faz parte do clube caiubi de compositores, onde alguns parceiros musicam suas poesias, transformando a experiência de letrista, em um processo novo e criativo. Atualmente faz parte do clube caiubi de compositores, onde alguns parceiros musicam suas poesias, transformando a experiência de letrista, em um processo novo e criativo.

2 comentários em “Na Passarela Mulheres na Melhor Idade

  1. Oi Lia!

    poderia nos contar um pouco sobre como foi sua aula aberta sobre o seu projeto com a meia-idade, melhor-idade? coincidentemente estive lendo essa semana um livro bem pertinente ao seu tema, A PASSAGEM DO MEIO – da miséria ao significado da meia-idade, de James Hollis, um analista junguiano. Faz parte da coleção Amor e Psique, uma leitura maravilhosa, muito interessante mesmo…você conhece? Veja algumas citações comentadas ao longo do texto:

    A meio caminho na jornada da vida
    encontrei-me numa floresta escura,
    tendo perdido o caminho (Dante, O Inferno)

    Nossos corações transbordaram novas agonias,
    com um novo brilho e silêncio…
    O mistério tornou-se agreste,
    e Deus ficou maior.
    Os poderes das trevas ascendem,
    pois também eles se tornaram maiores,
    e toda a ilha humana estremece (Nikos Kazantzakis)

    Precisamos recordar a vida retrospectivamente,
    mas devemos vivê-la para a frente ( Soren Kierkegaard)

    Se trouxeres à tona o que está dentro de ti,
    o que é trazido à tona te salvará.
    Se não trouxeres à tona o que está dentro de ti,
    o que não trouxeres à tona te destruirá (Evangelho de Tomé)

    Leonidia Guimarães
    psicologa, psicodramatista, didata-supervisora, postado no blog
    http://conexoes2010.ning.com/forum/topics/abordagens-contemporaneas?xgs=1&id=3194998%3ATopic%3A5035&page=7
    http://conexoes2010.ning.com/profile/LiaHelenaGiannechini

    Curtir

  2. Sou eunice tenho 57 anaos adorei essa de desfile , modelo melhor idade. gostaria de virar uma modelo tem jeito? olha entra no meu orkt ver umas fotos que eu tenho . de sua opinião. essa é uma malravilha poderia ser em todos os estados. sem preconceito poderia levantar o ego de muitas idosas como eu.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s